E finalmente, chegamos! SEASON FINALE!
Uma das coisas mais tristes em Game of Thrones é a duração tão pequena das temporadas. Nos preparamos o ano todo apenas para vermos dois meses passando com a velocidade de um raio... Mas aqui vamos nós...
ATENÇÃO: SPOILERS
LEIA POR SUA CONTA E RISCO
Logo de início vemos a resolução do núcleo de Jon Snow e os selvagens, conforme terminou "The Watchers on the Wall". Mance Rayder (que praticamente ninguém lembra quem é) discute com Jon os termos da rendição quando uma tropa de cavaleiros surge e bota ordem no pedaço. Descobrimos então o que é que Stannis Baratheon e Davos estavam fazendo em Braavos...
Não sacou? Pois é, ficou muito subjetivo, mas a verdade é que Stannis foi garantir o dinheiro para salário e alimentação de seus soldados em Braavos. Soldados que prontamente cercam os selvagens (só uma parte, na verdade, já que não dá pra cercar CEM MIL com apenas um punhado) e tomam a Muralha e Castelo Negro como sua nova base.
Não sacou? Pois é, ficou muito subjetivo, mas a verdade é que Stannis foi garantir o dinheiro para salário e alimentação de seus soldados em Braavos. Soldados que prontamente cercam os selvagens (só uma parte, na verdade, já que não dá pra cercar CEM MIL com apenas um punhado) e tomam a Muralha e Castelo Negro como sua nova base.
Cersei tem um papo reto com seu pai, deixando claro a verdade sobre ela e Jaime. Obviamente, Tywin finge que não sabe de nada e fica por isso mesmo. Cersei está cada vez demonstrando maior desequilíbrio emocional, causado principalmente pela desconfiança excessiva e o alcoolismo. Aliás, tudo o que acontecerá na próxima temporada é consequência disso. Vale lembrar dos esforços de Cersei e Qyburn em salvar a vida de Gregor Clegane, o que será muito importante na quinta temporada, com a entrada do núcleo de Dorne e da Fé dos Sete.
Daenerys enfrenta um novo dilema agora: ela deu aos meereeneses a liberdade, mas muitos deles vivem agora uma situação pior que a anterior (nos livros quem lhe dá essa dica são os lutadores das arenas). Este novo quadro vai causar uma nova situação na próxima temporada: o surgimento daqueles que preferem voltar a ser escravos. Por fim temos a emocionante cena do pai da criança queimada. No livro 5, a Dança dos Dragões, Dany fica muito abalada com aquilo e mais ainda com o que é obrigada a fazer: trancar Rhaegal e Viserion, dois de seus dragões, nas masmorras da cidade. Drogon, o dragão negro, está desaparecido, mas tenham certeza de que nós o veremos novamente.
Brienne e Podrick chegam próximos ao Portão Sangrento e encontram Arya e Cão-de-Caça. Devo dizer que tive um calafrio nessa parte, já que Brienne nunca chega a saber onde está Arya nos livros. Entretanto, podemos assumir que esta é uma boa adaptação para a busca de Brienne no livro seguinte, já que agora ela "sabe" que a garota está por perto e, portanto, tem o que fazer nas Terras dos Rios. Foi uma boa luta entre Brienne e Sandor, selvagem e louca, deixando o "pobre" homem à beira da morte. Embora Cão-de-Caça chegue a implorar, Arya simplesmente vai embora, deixando-o à mercê da morte. (Já ouvi estranhas teorias sobre o que acontece com Cão-de-Caça depois).
O núcleo de Bran finalmente alcança seu objetivo, ao chegar no represeiro e no lar do Corvo-de-Três-Olhos. Fiquei realmente chateado ao perceber que não veremos Mãos Frias na série, um personagem tão enigmático quanto sua aparência... Mas deixemos do jeito que está. Próximos à entrada, eles são atacados por mortos-vivos, iguais aos que aparecem no final da segunda temporada. Nesta cena, Jojen acaba encontrando seu fim, apesar de estar vivo nos livros o que, como eu disse em postagens anteriores, isso é um spoiler aos leitores de George Martin. A partir de então, entraremos numa das partes mais enigmáticas da história: a mitologia das Crianças da Floresta, um povo mágico que vivia em Westeros antes mesmo da construção da Muralha, e uma das grandes esperanças de ser o povo que nos contará quem são os Caminhantes Brancos.
E finalmente vemos a resolução do núcleo de Tyrion. Esperavam que o anão ia perder sua cabeça? Hoje não. Tyrion pode não tê-la perdido fisicamente, mas emocionalmente ela foi pro espaço.
Tyrion é tirado de sua cela por Jaime a mando de Varys, que pretende mandá-lo para o outro lado do mar, mas antes de partir, resolve confrontar seu pai acerca de sua sentença. Qual não é sua surpresa ao ver ali sua amante, Shae, servindo a Tywin (que afinal, também parecia ter apetites de homem).
Mãos de ouro são frias comparadas às mãos de uma mulher... Essa é uma frase que acompanha Tyrion durante toda a cena nos livros, e na série também, ao que parece. Ao estrangulá-la, Tyrion atinge o seu limite, perdendo tudo o que lhe era precioso ali. Só mais um inimigo a enfrentar antes de partir...
Tyrion confronta seu pai na latrina e nem ali, Tywin percebe o quanto realmente o anão se parece com ele. Por fim, pelo amor de sua amante e pela ofensa de seu pai, Tyrion dá a Tywin Lannister seu fim mundano. É interessante lembrar a frase que do anão, nos livros:
"Por fim, Tywin Lannister não cagava ouro".
A surpresa de Tywin na cena demonstra que nunca deu valor ao único filho parecido com ele: Tyrion, o Duende. Tyrion parte de Porto Real e Varys, após ouvir os sinos da morte de Tywin, também o acompanha, deixando a cidade para começar sua própria versão do Jogo dos Tronos. Acredite ou não, o jogo de Tyrion envolverá ir ao fundo do poço, passando por escravos, mercenários e tramas esquecidas desde antes do trono passar a Robert... O anão finalmente está livre para por sua marca na história.
Sempre fico curioso ao saber as cenas finais das temporadas. Na primeira tivemos Dany com seus dragões, na segunda vimos os Caminhantes, na terceira vimos Dany de novo como Mãe dos Escravos e agora tivemos Arya, navegando rumo a Braavos e dizendo seu esperado Valar Morghulis à pessoa certa, conforme instruída por Jaqen H'ghar na segunda temporada.
E agora, que venha a quinta!
E agora, que venha a quinta!
O que esperar da próxima temporada?
(SEM SPOILERS PARA QUEM VIU A SÉRIE)
(SEM SPOILERS PARA QUEM VIU A SÉRIE)
Bem... muitas possibilidades foram abertas agora, com a morte de personagens e o surgimento de novos...
Os caminhos de Arya vão levá-la pela cidade de Braavos, chegando ao Templo do Deus de Muitas Faces e por uma misteriosa religião que a transformará numa das personagens mais fantásticas de toda a história, enquanto Bran inicia seu treinamento para se tornar um warg, alguém com a habilidade de "entrar" no corpo de outro. Sansa e Mindinho seguem tentando conseguir aprovação dos Senhores do Vale enquanto a garota finalmente toma seu lugar no jogo, fazendo o que for possível para retomar o Norte como domínio legítimo de sua família.
Dany enfrentará as dificuldades de impor sua ideologia à uma sociedade que deseja retornar às origens, enquanto seus aliados, próximos e distantes, vão ruindo. Astapor e Yunkai, as cidades por onde passou também carregam marcas de sua passagem e não demora até que as sementes da guerra se transformem em brotos. E seus dragões crescem cada vez mais selvagens...
Cersei começa a desconfiar de tudo e todos a partir do momento em que se torna a Regente, sem seu pai para apoiá-la. Suas tramas acabam por levá-la a um caminho bem mais sombrio, enquanto Jaime inicia uma jornada para apagar sua alcunha de Homem sem Honra com decisões mais honradas. Quando ninguém liga para o povo, um novo poder se ergue, a Fé dos Sete, representada pelo Alto Septão e pelos representantes do povo, os Pardais: homens de fé, mas não totalmente piedosos.
Em Dorne, a morte de Oberyn Martell faz renascer uma rixa de décadas, enquanto suas filhas lutam para preservar seu nome e vingar seu assassinato. Enquanto isso, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy se preparam para tomar o continente com o surgimento de um novo marinheiro: o temido Euron Olho-de-Corvo, irmão do rei Balon. Ramsay Bolton é ameaçado pela presença de Stannis na Muralha e Theon descobre que nem todos ali querem vê-lo sofrer.
Jon enfrenta seu julgamento pela traição ao código dos Patrulheiros, enquanto Stannis rege a Muralha com mão de ferro, mesmo não podendo ser rei daquela área. A morte do Senhor Comandante (Mormont) exige uma eleição e o resultado pode não satisfazer a todos...
Enquanto isso, Tyrion segue pelo continente oriental, numa viagem não só pelo mundo, mas também pela história... Uma viagem longa o suficiente para ressuscitar pessoas que se achavam que estavam mortas...
Euron, Victarion, Jon Connington, Coração de Pedra... Uma nova temporada nos aguarda.
E o inverno está chegando.
P.S.: Não percam a próxima parte do post com as histórias das Casas de Westeros.


Nenhum comentário:
Postar um comentário