E aí, pessoal? Olha eu de novo! Desta vez vou falar de uma das minhas séries de livros/filmes favoritas: Jogos Vorazes.
Muitos de vocês devem gostar de Jogos Vorazes por um de vários motivos:
- É moda. E depois de Crepúsculo todo mundo precisava de uma nova história para amar. Nesse caso, você é um idiota.
- Você é fã de Jennifer Lawrence e acompanha todos os filmes dela. Nesse caso, você é só tarado.
- É uma história intrigante sobre sacrifício, força e liberdade. Nesse caso, #tamojunto.
A trilogia Jogos Vorazes conta uma história realmente motivadora. Mostra todo o sacrifício que uma pessoa se dispõe a passar para evitar que um ente querido se machuque. Estar disposta a sacrificar tudo o que conhece, inclusive chegar a matar para garantir que alguém que você ama não sofra as consequências, e depois sofrer com as marcas que tudo isso traz.
A série tem tudo isso, e caso você apenas tenha visto os filmes e não saiba dos pormenores dos livros, aqui vão algumas coisas... Não se preocupe com spoilers, por enquanto.
A FORMAÇÃO DE PANEM
Panem é o país onde Katniss vive, o que sobrou da América do Norte (podemos concluir como os Estados Unidos e Canadá). Depois de anos de poluição, as calotas polares derreteram e os litorais sumiram. Pessoas que viviam ali foram para o interior então formaram-se guerras por território. Para resolver a situação, os Estados foram extintos e surgiu o país Panem: 13 Distritos, governados por uma Capital.
Entretanto, a Capital, desenvolvida e rica, começou a pressionar os Distritos e a explorá-los. O Distrito 13, que produzia grafite (na verdade produzia material atômico, grafite foi só um boato inventado pela Capital), se rebelou e decidiu declarar independência, conclamando os outros Distritos a se unirem a ele. Na guerra que se seguiu a Capital acabou por derrotá-los e bombardeou o Distrito 13 com armas atômicas. Os outros Distritos voltaram à obedecer à Capital, com ainda mais uma exigência...
OS JOGOS VORAZES
Como punição pela revolta, cada um dos distritos deveria selecionar um garoto e uma garota (entre 12 e 18 anos) para lutarem até a morte na Arena. O vencedor seria sustentado pela Capital e o Distrito dele receberia alimentos e itens de melhor qualidade até os próximos Jogos. A cada vinte e cinco anos seria organizado o Massacre Quaternário: Jogos feitos para lembrar aos Distritos sobre a superioridade da Capital e como todos devem se curvar a ela.
- Primeiro Massacre (25º Jogos Vorazes): Cada distrito deveria ELEGER seus tributos para lembrá-los das consequências de escolher rebelar-se contra a Capital (os tributos sempre são sorteados. Isso foi para mostrar a dor de mandar seus filhos à guerra).
- Segundo Massacre (50º Jogos Vorazes): Para lembrar que, para cada cidadão morto da Capital morreram dois dos Distritos, cada distrito deveria oferecer DOIS jovens de cada sexo. Este Massacre teve 48 tributos (4 de cada Distrito) e seu vencedor foi Haymitch Abernathy do Distrito 12, o mentor bêbado de Katniss e Peeta (fato ignorado no filme 2).
- Terceiro Massacre (75º Jogos Vorazes): Para lembrar que nem o mais forte dos cidadãos dos Distritos pode vencer a Capital, os tributos seriam selecionados da LISTA DE VITORIOSOS. Spoiler (selecione para ler melhor)--> Esta foi uma artimanha do Presidente Snow para poder eliminar a ameaça de Katniss e Peeta. (Estes são acontecimentos do segundo livro/filme: EM CHAMAS).
Mas o que vocês precisam saber: Assim como Harry Potter, Crepúsculo e a nova série Divergente, Jogos Vorazes vai ter seu último livro dividido em dois filmes (A Esperança - Parte 1 e Parte 2). (Concordo com a divisão, mas que essa mania está ficando chata, está).
Ah, e se for possível, leiam os livros. Realmente muito bons e não são cheios daquela insegurança que a gente vê em Crepúsculo e outras séries adolescentes. É realmente cativante. Mostra que todos nós podemos ser fortes, decididos e definir nosso futuro ou até mesmo da Nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário