terça-feira, 17 de junho de 2014

Game of Thrones - As Histórias das Famílias de Westeros (Parte I)



A maioria das pessoas que assistem Game of Thrones e/ou começam a ler os livros sempre encontra uma dificuldade: encontrar uma forma de identificar tantos personagens (afinal nos livros eles passaram de mil).
Para isso eu criei, para você, meu querido internauta, um pequeno resumo (o mais pequeno possível) sobre as Casas e os Sete Reinos de Westeros, para facilitar sua vida quando decidir ler essa tão amada obra... 
Devo dizer que meus resumos ficaram GIGANTESCOS então eu dividi em partes. Aqui temos resumidas as histórias dos Targaryen, Stark, Lannister e Baratheon.
Confiram aí:

ATENÇÃO, ALGUNS SPOILERS À FRENTE.
NADA QUE PREJUDIQUE SUA LEITURA, CASO TENHA VISTO A SÉRIE...
MAS SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU, É MELHOR PARAR POR AQUI...

Casa Targaryen: “Fogo e Sangue”.
Valíria/ Pedra do Dragão/ Porto Real/ Baía dos Escravos
Brasão: Dragão de Três Cabeças.
Sobrenomes dos bastardos: Waters. (Bastardos nascidos nas Terras da Coroa)
Domínio original: TERRAS DA COROA.

História: Muitos anos antes havia, no continente de Essos, uma grandiosa cidade: Valíria, a primeira e única cidade cujos habitantes conseguiram domar (na medida do possível) dragões. Os valirianos alcançaram um território tão vasto que ameaçaram a hegemonia de Ghis, cidade que controlava a Baía dos Escravos. Quando finalmente arrasaram o Império Ghiscari, os valirianos alcançaram seu apogeu, até que veio a Destruição de Valíria, um episódio vulcânico que destruiu a cidade. Só algumas pessoas sobreviveram ao cataclismo: os Targaryen.
Os Targaryen eram responsáveis por uma pequena ilha perto de Westeros: Pedra do Dragão, e por estarem muito longe de sua terra, sobreviveram à Destruição. Possuíam três dragões – Balerion Terror Negro, Vhagar e Meraxes. Aegon Targaryen decidiu dominar o continente de Westeros e iniciou uma campanha junto com suas duas irmãs-esposas. Logo todos os Sete Reinos estavam dominados e ele proclamou-se Aegon, o Conquistador, construindo para si a cidade de Porto Real e instituindo a bandeira como um dragão de três cabeças (simbolizando ele e suas irmãs. Seus descendentes reinaram por quase trezentos anos, entre eles Maegor, que construiu a Fortaleza e Baelor, o Abençoado, que tornou-se uma espécie de santo. Para manter o sangue valiriano puro, os Targaryen começaram a casar-se entre irmãos, sendo que quase todos os seus reis eram casados com suas próprias irmãs.
O último rei Targaryen foi Aerys, o Rei Louco. Aerys enlouqueceu depois de um sequestro que sofreu e desde então ficou desconfiado de tudo, passando a suspeitar de todos os seus conselheiros e até de seu filho Rhaegar, que depois foi morto na Batalha do Tridente por Robert Baratheon. Aerys também tinha dois filhos quando morreu nas mãos de Jaime no Cerco de Porto Real: Viserys (morto na primeira temporada) e Daenerys, atualmente uma das principais personagens da história. Viserys e Daenerys escaparam da guerra antes do Saque de Porto Real, fugindo pelo continente de Essos até chegar em Pentos, onde Daenerys casou-se com Khal Drogo dos dothraki.
Família: Atualmente (na série) só resta Daenerys Targaryen, dominando a cidade de Meereen, capital da Baía dos Escravos. Exceto por Viserys, que foi morto por Khal Drogo, os últimos Targaryen morreram na Rebelião de Robert, cerca de vinte anos antes.

Casa Stark: “O inverno está chegando”.
Winterfell
Brasão: Lobo gigante.
Sobrenomes dos bastardos: Snow.
Domínio original: O NORTE

História: Os Starks de Winterfell reinaram no Norte por milhares de anos, desde que os Primeiros Homens dominaram o continente, séculos antes dos Targaryen. Os Starks veneram os deuses antigos, representados pelos Represeiros, árvores brancas de folhas vermelhas, que supostamente fazem uma conexão com seus antepassados. O fundador dos Starks foi Brandon, o Construtor, que planejou e supervisionou a construção da Muralha, milhares de anos antes da série, além de ter erguido os castelos de Winterfell e Ponta Tempestade (que serviria aos Baratheon futuramente). Vários Starks foram comandantes da Patrulha da Noite e muitos puseram seus nomes na história. Entretanto quando Aegon, o Conquistador chegou com seus dragões, não houve escolha para o Rei do Norte na época, Torrhen Stark, que se rendeu e ficou conhecido como "o Rei que Ajoelhou".
Vinte anos antes da série começar, havia Lorde Rickard Stark, pai de Ned Stark e seus irmãos Benjen (da Patrulha da Noite), Brandon (seu herdeiro e noivo de Catelyn Tully) e Lyanna. Lyanna era prometida a Robert Baratheon, que a amava muito. Por ser muito bela, Lyanna atraiu a atenção do príncipe Rhaegar Targaryen, que era casado com Elia Martell, mas mesmo assim sequestrou a garota Stark e levou-a embora. Furioso, Lorde Rickard foi com Brandon até Porto Real, mas foi morto pelo Rei Louco Aerys. Ned uniu-se a Robert e, com a ajuda de Jon Arryn e Hoster Tully (pai de Catelyn e Lysa), iniciou a Rebelião que acabaria com a morte de Lyanna, Rhaegar e sua família, o rei Aerys e a coroação de Robert Baratheon como rei.
Entretanto, ainda há muita névoa sobre essa época, principalmente devido ao nascimento de Jon Snow, bastardo de Ned Stark, cuja mãe ninguém conhece. Existem várias teorias acerca disso, nenhuma comprovada até agora...
Família: Atualmente, na série, os Starks estão dispersos. Ned morreu na primeira temporada, seguido por seu herdeiro Robb e sua esposa Catelyn no Casamento Vermelho (terceira temporada). Seu filho Jon Snow serve na Patrulha da Noite, Bran segue para o Norte para aperfeiçoar seus dons de warg (alguém que pode entrar na mente de animais) e Rickon está desaparecido, embora saiba-se que vagueia pelo Norte. Sua filha mais velha Sansa está no Ninho da Águia, lar dos Arryn, fingindo ser Alayne Stone, sobrinha de Petyr Baelish e fugindo dos Lannister. Arya, a Stark mais nova, anda pelo Vale de Arryn com Cão-de-Caça (Sandor Clegane), embora seus caminhos acabem por guiá-la a um lugar bem longe na próxima temporada...

Casa Lannister: “Ouça-me rugir”
Rochedo Casterly/ Lannisporto
Brasão: Leão
Sobrenomes dos bastardos: Hill
Domínio original: TERRAS DO OESTE

História: Os Lannister sempre são conhecidos pela imensa riqueza e seu ditado “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Há muito tempo, o Rochedo era dominado pela casa Casterly, que reinava no Oeste como Reis do Rochedo, até que, de alguma forma, um homem chamado Lann, o Esperto, conseguiu exterminar a Casa Casterly, tornando-se rei em seu lugar e fundando a Casa Lannister. As terras ocidentais são riquíssimas em ouro e as minas deixaram a casa Lannister a mais rica de todas, já que dizem que há ouro no próprio Rochedo.
Anos antes da guerra, quando ainda Aerys dominava, Tytos Lannister era o Senhor do Rochedo, um beberrão propenso à prostituição que trouxe desgraça ao nome da família. Seu filho Tywin ergueu o nome Lannister ao assumir o posto de Mão-do-Rei com vinte anos e escolher o lado de Robert na Rebeilão. Tywin fingiu apoiar o rei, enquanto secretamente planejava o Saque de Porto Real. Quando Aerys abriu os portões e os Lannister se apossaram da cidade, Jaime Lannister, herdeiro de Tywin e Guarda Real cortou-lhe a garganta, passando a ser conhecido como Regicida a partir daí. Tywin ordenou a Gregor Clegane (a Montanha) que matasse Elia Martell e os filhos do príncipe Rhaegar, o que causou o grande rancor dos dorneses, visto na quarta temporada. Elia Martell foi estuprada e morta pela Montanha enquanto Amory Lorch matou sua filha Rhaenys a facadas, enquanto Gregor Clegane matava o bebê Aegon. Tywin depositou os corpos das crianças mortas aos pés de Robert quando este tornou-se rei. Logo depois, Cersei Lannister, filha de Tywin, casou-se com Robert, tornando-se rainha e dando-lhe três herdeiros: Joffrey, Myrcella e Tommen, embora todos sejam na verdade filhos dela com seu irmão Jaime, o Regicida.
Família: Existem dois ramos de Lannister – os Lannister do Rochedo e os de Lannisporto. Os do Rochedo são os mais influentes, representados por Tywin e seus três filhos no casamento com sua prima Joanna: os gêmeos Cersei e Jaime e o anão Tyrion, acusado de matar o filho de Cersei, o rei Joffrey. Tywin também tem dois irmãos vivos: Kevan, seu braço direito militar, e Genna, casada com um Frey.

Casa Baratheon: “Nossa é a Fúria”.
Ponta Tempestade/ Pedra do Dragão.
Brasão: Veado.
Sobrenomes dos bastardos: Storm.
Domínio original: TERRAS DA TEMPESTADE.

História: A família Baratheon é a mais nova da história, surgindo a partir de Aegon, o Conquistador, 300 anos antes. Orys Baratheon era, supostamente, um bastardo do ramo dos Targaryen, que, ao derrotar a casa Durrendon (que mantinha as Terras da Tempestade), adotou seu lema e símbolo, fundando a casa Baratheon.
Robert Baratheon iniciou uma Rebelião para defender a honra de sua amada Lyanna, mas tudo o que conseguiu foi tornar-se rei, delegando as terras de sua família a seus irmãos: Renly ficou com Ponta Tempestade (para desgosto de Stannis) e Stannis ficou com Pedra do Dragão, antigo castelo dos Targaryen.
Passou a vida toda em bebida, banquetes e prostituição, tendo inúmeros bastardos por todos os Sete Reinos. Após sua morte na primeira temporada, seus irmãos Stannis e Renly passaram a disputar o trono, sob a premissa de que os filhos de Cersei não eram filhos de Robert, mas frutos de um incesto com Jaime.
Família: Após a morte de Robert (primeira temporada) e de Renly (segunda temporada) só restou Stannis em Pedra do Dragão, lutando para reerguer seu exército após o fracasso na Batalha da Água Negra, falido e sem homens, confiando apenas em duas pessoas: a feiticeira Melisandre e seu conselheiro Davos Seaworth. Stannis também tem uma esposa, Selyse e uma filha, Shireen, que teve escamagris quando criança e possui metade do rosto com aspecto de pedra.

Pois é pessoal, essa foi a primeira parte... Logo teremos as histórias resumidas das famílias Tully, Arryn, Tyrell e Martell...
------
Ah... e logo publico minha crítica da Season Finale... Aguardem um pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário