Com muito sacrifício, imagem travando e nervosismo, assisti o excelente "The Watchers on the Wall", o sempre aguardado penúltimo episódio de temporada...
Baseado em apenas um núcleo - a Batalha na Muralha - esse episódio mostrou muito da Patrulha da Noite e seus bravos irmãos, assim como adaptou muita coisa de maneiras certas e erradas dos livros.
Bem... Vamos à análise.
ATENÇÃO, SPOILERS À FRENTE.
LEIA POR SUA CONTA E RISCO.
Começamos com uma recapitulação básica dos acontecimentos anteriores... que simplesmente não têm importância no episódio, já que o destino de Tyrion será deixado para o próximo episódio: "The Children".
No início, Sam Tarly questiona Jon Snow acerca de sua "escapada" com a ruiva Ygritte (sabe de nada, inocente), doido para saber como são as coisas debaixo do edredom. A construção do romance dele com Gilly (Goiva na tradução brasileira) avança mais um pouco na conversa com Meistre Aemon (que será grande parte da companhia de Sam na próxima temporada) e cresce na hora em que ela finalmente chega ao Castelo Negro, fugindo dos selvagens. Gostei do beijo dos dois, algo que só acontece mais tarde nos livros... Então soam os dois toques da trombeta: SELVAGENS AO PORTÃO. E o pior... Nos dois portões.
É interessante a panorâmica que eles dão ao mostrar que os selvagens foram espertos e atacaram os dois lados da Muralha, que protege o castelo do lado Norte, mas não do Sul. Os Thenns e os selvagens acampam perto do Castelo e ao ver a Grande Fogueira de Mance Rayder, atacam todos de uma vez. E aí as mortes vão acontecendo aos montes... Sam e Pyp são designados para proteger o portão e é muito legal ver a forma como Sam encara as coisas depois de seu beijo com Gilly. Aliás, Sam não participa da luta no livro, sendo responsável por ajudar os feridos... Gostei muito dessa mudança, aliás.
Diante do ataque do portão Sul, Alliser Thorne - sempre detestei o cara desde o início - é obrigado a lutar no chão, deixando o comando às ordens de Janos Slynt. Slynt sempre foi um covarde desde o início, um assassino de bebês, banido da Patrulha da Cidade por Tyrion na Segunda Temporada.
Slynt começa a fazer cagadas no alto da Muralha. Grenn, muito esperto, diz que Alliser o chama no Castelo, deixando o comando para Jon Snow (no fim, o FDP foi se esconder e depois ainda vai ter o desplante de chamar Jon de covarde)...
Mas no fim, o garoto Snow mostra que sabe SIM das coisas...
Para facilitar vamos dividir as cenas:
1- JON NO COMANDO DA MURALHA:
Logo que Jon assume o comando, surgem da floresta os gigantes que vimos na temporada anterior, montando... MAMUTES, obviamente a única montaria que os suportaria.Jon sabe que o portão não irá segurá-los então pede ordena que sejam abatidos (me lembrou o "matem os trolls" de Gandalf em OSdA:RdR). E é aí que a HBO nos surpreendeu de novo: o gigante puxa um P*TA de um arco IMENSO e dispara uma flecha COLOSSAL (sempre gostei dessa palavra) que ARRANCA (quanto CAPS LOCK, não?) parte da cobertura onde os patrulheiros estão e manda um patrulheiro VOANDO (falei um palavrão nessa hora) pro OUTRO LADO da Muralha. Quando os gigantes (são dois) atingem o portão eles amarram cabos no metal e começam a puxar junto com o mamute (me lembrou o Grond! Grond! - RdR). Com os barris de gelo e fogo (trocadilho detectado) lançados do altos mamutes saem correndo, os gigantes debandam, sendo que um é abatido, deixando o outro furioso. Quando o gigante começa a levantar o portão (muito boa essa cena), a única alternativa é mandar uns poucos soldados guarnecerem o portão interno, sob o comando de Grenn.
2- ALLISER THORNE NO SOLO:
Sor Alliser defende bravamente o Castelo, abatendo vários selvagens. Sam e Pyp conseguem lutar ali, embora Pyp só consiga atingir um homem, porque depois de algum tempo, surge Ygritte distribuindo flechas como uma
maluca e acabando por matá-lo, (na verdade ele está vivo nos
livros até agora). Aliás, esses são baita spoilers pros leitores, já que Martin
anunciou que, todos os personagens que morrem na série irão morrer
também nos livros, PORTANTO... Já sabemos que Pyp, Rakharo, Xaro (S02E02) e mais uma porrada de
outros irão morrer lá na frente... Afinal, como diriam os valirianos, Valar Morghulis.
Alliser acaba sendo ferido por Tormund, apesar de deixar o outro incapacitado.
A Patrulha agora não tem líder oficial.
3- JON SNOW NO SOLO:
Sam recebe a notícia que Jon está no
comando e resolve voltar ao topo, trazendo seu amigo para a luta no
solo. Porém para subir, ele precisa de uma ajuda: Olly, o garoto que
teve o pai morto por Ygritte, aciona o elevador e quando o menino
apareceu ali já sabia que alguma coisa iria acontecer...
Jon volta ao solo, deixando o comando com Edd Doloroso e um recado: "Se os escaladores vierem, acione a ceifadeira". Fiquei meio na dúvida com esse troço, afinal que p*rra é essa? Mas deixei quieto.
A cena em que Jon retorna à batalha no solo é uma das mais bem elaboradas que eu já vi. O giro de câmera por toda a batalha é sensacional, mostrando cada detalhe e cada luta, passando de Jon para Sam, do outro lado do Castelo. Kit Harington realmente cresceu muito em matéria de luta desde seu filme Pompeia (que diga-se de passagem, não assisti). A cena em que Sam solta Fantasma não me impressionou muito, apesar da luta entre Jon e o Magnar de Thenn ter sido muito boa (aquela batida na bigorna deve ter doído).
Por fim, vemos Ygritte, que passou a temporada toda com uma baita vontade de flechar seu corvo e por fim fraqueja, sendo atingida por uma flecha... E quem é que abate a ruiva? O garotinho do elevador (perdi essa cena, na verdade, tendo visto apenas o "you know nothing, Jon Snow"). A morte de Ygritte ficou bem mais significativa na série, demonstrando a tragédia da coisa toda. Realmente foi uma adaptação melhor que o livro, onde ela morre meio isolada.
4- CEIFADEIRA... WTF?
Uma das características da Batalha da Muralha no terceiro livro é a falta de homens e armas da Patrulha. A proporção de mil contra um é compensada com bonecos de palha, feitos para enganar os selvagens. Os sobreviventes do massacre da Vila Toupeira integram a defesa do Castelo (que aliás é avisado da invasão com dias de antecedência no livro) e a Muralha é defendida inclusive nos degraus de uma grande escada que vai até o topo. A falta de armas e "trabucos" é uma constante.
Quando Edd manda que soltem a Ceifadeira fiquei pensando o que era aquilo. De repente surge uma âncora ENORME que VARRE a Muralha, arrancando os escaladores e garantindo a sobrevivência temporária dos patrulheiros.
Realmente não faço ideia do que falar acerca disso. Gostei? Sim. Mas me pareceu um recurso colocado em cima da hora, para dar um clímax... Mas beleza, vamos deixar.
Por fim, Jon vê seu amigo Grenn, morto ao defender a Muralha do gigante, junto com seus colegas. Com Tormund como seu refém, Jon decide ir negociar com Mance, sendo esse o final do episódio. Devemos esperar agora para ver o final da temporada. Uma coisa eu posso dizer: você vão se surpreender com o resultado final dessa batalha.
Agora, esperemos o episódio "The Children" o último da temporada e final da adaptação de Tyrion, Arya e Jon no livro três. Estou torcendo para que a última cena seja a do epílogo do livro, com o retorno de um personagem conhecido, mas de uma forma muuuito sinistra. Aguardem.
P.S.: Eu sei que minha crítica é pobre, gente, mas gosto de falar do que vi e temos o grande problema de que a maioria das pessoas não leu os livros, então eu tenho que maneirar muito no que escrevo para não estragar a surpresa.
P.S.S.: Estou desenvolvendo meu "pequeno" texto sobre as Casas e suas histórias, mas vou ter que publicá-lo em partes. Em breve, posto e acho que vocês vão gostar...
P.S.S.: Estou desenvolvendo meu "pequeno" texto sobre as Casas e suas histórias, mas vou ter que publicá-lo em partes. Em breve, posto e acho que vocês vão gostar...
P.S.S.S: Quem gostou do gigante atirando a flecha gigante do arco gigante dá um HIGH FIVE gigante \O/\O/
Nenhum comentário:
Postar um comentário