quinta-feira, 1 de maio de 2014

Game of Thrones - Cumpridora de Promessas

E lá vamos nós para mais um resumo de GoT. Na verdade, por enquanto só posso fazer isso porque estou meio sem tempo de falar de outros assuntos.
 Aliás, só nesse episódio aconteceu tanta coisa que parecem ter sido uns três em vez de um só. Revelações, conquistas, redenções e até Darth Maul fez uma pontinha (quem não conhece Star Wars boiou no assunto agora). Mas então vamos lá: DJ! Solta um "Chuvas de Castamere"!

ATENÇÃO:
SPOILERS À FRENTE. LEIA POR SUA CONTA E RISCO.


O episódio começa justamente onde terminou o anterior: Meereen. Dany está disposta a tomar a cidade, mas é melhor fazê-lo da melhor maneira: de dentro para fora. Mais ou menos parecido com o livro, tirando o fato de que os soldados usam um navio para invadir os esgotos, mas a adaptação ficou muito boa. O final da cena com Dany olhando a cidade do alto da Grande Pirâmide foi o encerramento perfeito (foto), além de cobrir a Harpia com a bandeira Targaryen (uma repetição das guerras entre os impérios Ghiscari e Valiriano milhares de anos antes).
Excelente a cena em que Verme Cinzento conversa com Missandei. Ela está bem mais sombria na série, é verdade. Mas isso é devido ao fato de ser bem mais velha. No livro ela tem por volta de doze anos. Na série ela já tem idade para iniciar um romance com o eunuco (aliás, bateu uma tristeza ali, né?). Verme Cinzento falando com os escravos também foi excelente. Todos discutindo sobre o que a Mãe de Dragões fará com a cidade e se os Mestres devem morrer e chega o Imaculado com a brilhante frase: Valar morghulis. (Aliás, as cenas em valiriano são ótimas e essa superou todas. Deve dar um trabalho danado inventar tudo isso. Tolkien deve estar orgulhoso desses caras. Além disso, Alto Valiriano vai para a minha lista de idiomas artificiais que eu gostaria de aprender, junto com Quenya e Na'vi).
 Então vemos Jaime e Bronn em seu treinamento (ótima escolha em substituir o treinador, Bronn é um cara conhecido). Jaime visita Tyrion e compartilham seu ódio pela irmã Cersei. Jaime está cada vez mais distante dela, dá pra perceber isso a partir daí.
Sansa, rumo ao Ninho da Águia (pra quem não se lembra é onde mora a irmã de Catelyn Stark, Lysa Arryn), descobre que o envenenador do Rei é alguém completamente inesperado. Eis que surge o núcleo das Tyrell (aliás sou um grande fã de Lady Olenna, ô velha porreta!) e pra quem sabe ler, um pingo é uma letra. Só faltava uma placa apontando e dizendo: REGICIDA. Lady Olenna ainda diz : "Acha que eu deixaria você casar com aquele monstro?". Então ela dá uma "sugestão" à neta: visitar o futuro rei e ganhar sua simpatia. 
Daí Margaery com toda sua "seduzência" vai falar com o pirralho (como foi que esse moleque cresceu tanto? Tommen era pra ter uns cinco anos!) e tentar anular um pouco a influência da Bitch-Mãe. E vamos acreditar que o garoto foi mesmo dormir depois dessa conversa?
 Jaime entrega sua recém-forjada espada para Brienne e manda ela seguir seu caminho. E de quebra ela ainda leva o escudeiro de Tyrion, Podrick Payne (sim, sor... digo, senhora) que secretamente é o terror da mulherada (nunca vou esquecer essa cena). Ela nomeia a espada como "Cumpridora de Promessas" (Oathkeeper).
Jon Snow consegue convencer seus irmãos a atacarem a Fortaleza de Craster e matar os amotinados, algo que acontecerá já no próximo episódio (pra quem não se lembra, Jeor Mormont, antigo lider da Patrulha da Noite, parou na casa do Craster para se abrigar. Craster, um grandissíssimo FDP os fazia passar fome, enquanto tinha comida e mulheres-filhas. Os patrulheiros se rebelaram e mataram ele e seu líder, tomando conta do local. Sam fugiu da confusão com Goiva e o bebê e o resto vocês já sabem)
Nisso, Bran e sua patota estão chegando lá por perto e veem os horrores dos irmãos rebeldes e... bem, nada disso tem no livro. É estranho tentar prever o que vai acontecer, afinal Jon não pode ver Bran (aliás, não era nem pra saber que o garoto está vivo) senão a história foge do sentido. Mas acho que vão fazer um bom trabalho, como sempre...

 E aí vem o momento mais OMG-WTF-PQP-AP*rr@FicouSéria da temporada até agora: Todos sabem que Craster oferecia seus filhos homens para os Caminhantes Brancos e que os Caminhantes nada mais eram do que filhos dele transformados (ah, qualé, vai dizer que nunca sacou isso?), mas ninguém nunca viu o que acontecia. Nem mesmo nos livros era falado isso aí.
Rast (um dos patrulheiros da casa de Craster) coloca o mais novo filho de Craster na neve e vai embora. Surge então um dos caminhantes brancos e o leva para um lugar gelado, aparentemente aquela borda norte do mapa que a abertura nunca mostra e nem tem nos livros. Um santuário de gelo é mostrado e surgem os Outros e seu líder (provavelmente o Rei da Noite, inimigo do Senhor da Luz que a Melisandre fica pregando). Ele se aproxima e transforma o bebê e... O episódio acaba!.

Fiquei meio estarrecido depois disso... Será que é um spoiler sobre o sexto livro (cujo título é curiosamente Os Ventos do Inverno)? E quem são aqueles caras de preto? Que lugar é aquele, uma outra dimensão? 
Bem... Acho que vamos ter que esperar um looongo tempo até descobrirmos, afinal o livro seis parece estar sendo escrito a passos de tartaruga. Vamos ver o que o tio Martin reserva pra gente.
 P.S.: Não tivemos o Senhor das Zonas, Oberyn Martell, dessa vez e nem Arya Stark. Mas o grande desaparecido da vez é do Homem-Aranha, Varys. Alguém viu aquele eunuco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário